24 abril 2006

ATITUDE? QUEM SE IMPORTA?

NÃO ME INCOMODEI !!!
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."

Martin Niemöller, em seu livro "Do Submarino ao Púlpito", 1933


Recebi o texto acima, enviado por meu amigo, Carlos Siebra.
Às vezes não temos as informações sobre a história. E muitos não sabem o que aconteceu nos bastidores dos tempos do Nazismo.
O autor dos versos acima foi o teólogo e Pastor Luterano, M. Niemöller (1892-1984), fundador do movimento anti-Nazista "Igreja Engajada". Leia mais sobre o Rev. Niemöller no site da Rádio Deutsch Welle: Clique aqui para ler

Ele retratou muito bem em seus escritos o fato de que a acomodação e a aceitação do Nazismo por parte dos protestantes alemães, foi um dos grandes motivos para que tal movimento se desenvolvesse na Alemanha. Anos mais tarde Niemöller tornou-se ferrenho opositor do Nazismo. Sua atitude em opor-se ao governo de Hitler, levou-o a ficar preso de 1937 a 1945.

O trecho é uma mensagem que faz muito sentido para mim. Vejo-o, também, aplicado em alguns outros contextos da vida.

Eu tenho facilidade de sentir a dor do meu próximo e tomo as dores dele.
Quando acontece comigo não tenho esta mesma predisposição.
Não disputo por causas próprias, mas pelas causas do meu próximo. É muito bom acreditar na lei da reciprocidade, assim como ensinou Jesus: "Como quereis que os homens vos façam fazei-o vos a eles" Lucas 6:31
Se está doente, marginalizado, com lutas e sem recursos, visito-o até vê-lo restaurado e faço o que posso pra minimizar suas dores.
Raríssimas foram as vezes que alguém comprou minhas lutas. Não nutro esta esperança, melhor mesmo esperar que Deus lute por mim!
Muitos se esquivam escondendo-se detrás de conveniências, de muitas tarefas e muitas desculpas esfarrapadas. Na verdade não querem se comprometer.
Preferem ficar assistindo, assim como acontece com os acidentes de trânsito. Todos querem ver, mas ninguém se envolve.
Aprendi com meus pais, que viviam na prática um cristianismo do compromisso com o que criam. Aprendi que ser cristão é empatia, comprometimento.
Como meus pais, também NÃO tenho a característica de deixar passar e ficar olhando as coisas acontecerem ao meu redor.
O texto de Niemöller, é uma confissão de alguém que percebeu que deveria ter tomado uma atitude antes em favor do próximo.

Uma triste realidade do que aconteceu na história da Alemanha.

Releia o texto e veja se sua acomodação não virá um dia a ser um grande problema para você.
O indivíduo que não se incomoda, com certeza a vez dele chegará e já não haverá mais ninguém para se importar.

APRENDA A TER ATITUDE !!!

Até +,
Caleb Castellani