24 março 2006

O falso profeta é o pastor que agrada todo mundo.

Entrei numa comunidade do Orkut chamada "Odeio Pastores Pica-Fumo" em alguns momentos é hilariante. Infelizmente a Comunidade não existe mais. Não gosto do termo "odeio", mas vamos ao que interessa.

Resolvi postar um texto excepcional do grande Karl. Para os íntimos um grande teólogo. Para os críticos que não o conhecem ou nunca o leram, um herege liberal. Creio que seja injusto este adjetivo para este cristão contextualizado.

Um pastor amigo, Rev. Esdras C. Eller, me disse algo preocupante e que podemos constatar facilmente em nossos dias: "As igrejas de hoje querem pastores 'light'". Realmente o que vemos em sua grande marioria são pastores modelo "Leve & Suave".

Faça uma análise dos tipos que encontramos no mundo de hoje. Depois verifique se o "cristianismo" que você vive colabora para que apareçam mais falsos pastores:


"O falso profeta é o pastor que agrada todo mundo. Seu dever é dar testemunho de Deus, mas ele não O vê, nem O prefere, porque vê muitas outras coisas.
Segue seus pensamentos humanos, conserva-se interiormente calmo e seguro, evita habilmente tudo quanto o incomoda. Não espera senão poucas coisas ou mesmo nada da parte de Deus.
Pode calar-se, mesmo quando vê homens atravancando seus caminhos com pensamentos, opiniões, cálculos e sonhos falsos, por quererem viver sem Deus.
Retira-se sempre quando devia avançar. Compraz-se em ser chamado pregador do evangelho, condutor espiritual e servidor de Deus, mas só serve aos homens.
Sonha, às vezes, que fala em nome de Deus, mas não fala a não ser em nome da igreja, da opinião pública, das pessoas respeitáveis e de sua "pequena" pessoa.
Ele sabe que, desde agora e para sempre, os caminhos que não começam em Deus não são caminhos verdadeiros, mas não quer se incomodar nem incomodar os outros; por isso é que pensa e diz: "Continuemos prudentemente e sempre alegres em nosso caminho atual; as coisas se arranjarão".
Ele sabe que Deus quer tirar os homens da impiedade e que a luta espiritual deve ser travada. No entanto, prega a "paz", a paz entre Deus e o mundo perdido que está em nós e fora de nós. Como se tal paz existisse!
Sabe que seu dever consiste em proclamar que Deus quis uma nova vontade, uma nova vida, porém deixa reinar o espírito do medo, do engano, de Mamon, da violência - a muralha construida pelo povo (Ez 13:10), o muro oscilante e manchado. Ele disfarça-o pintado com as cores suaves e consoladoras da religião para o contentamento de todo mundo.
Eis aí o falso profeta!"
Karl Barth

Pois é, grande Karl, você falou e disse!

Concluo citando os servos de Deus, Paulo e Pedro: "Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério." (II Timóteo 4:1 a 5).

"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." (II Pedro 2:1 a 3)


Pois é, cristão... que cristianismo tem sido o seu?

Você está conformado com esta situação passiva e inativa em prol da Evangelização e da conquista de almas, em que vive sua denominação ou igreja local?
Que tal colaborar com a Evangelização Pessoal?
Que tal Evangelizar e Discipular um amigo ou vizinho?

Estou disposto a ajudar você e sua igreja a realizar esta sublime tarefa.

Solicite o folheto de divulgação do meu Curso Prático de Evangelização Pessoal pelo e-mail: missao.apologia@bol.com.br

.

5 comentários:

  1. Grande Pastor Caleb...

    Sabia que é o PRIMEIRO BLOG que eu frequento? E de caro deparo-me com esta matéria sublime.
    Após lê-la, fiquei um pouco mais aliviado, pois senti que não sou um dos poucos a levantar a bandeira de que nosso cristianismo está na UTI.

    Na comunidade que convidei-o a participar, abri um tópico bastante polêmico, que se tornou recordista de postagens: "PODE PASTOR ADÚLTERO?"
    Inclusive coloquei um texto do Pastor Asafh Borba.

    Dê uma passadinha por lá, e sinta a quantas anda nosso cristianismo Pastor. Neste tópico, senti-me um legalista, um fariseu, diante de tantas e tantas críticas.

    Shalom meu caro.
    Ah! Não tenho como "qualificar" seu blog, visto que não conheço outros, mas para quem aprecia leitura rica e abundante como eu, é PRATO CHEIO.

    ResponderExcluir
  2. O meu sonho sempre foi ser pastor, mas Deus em sua sabedoria, conduziu-me por outros caminhos, ainda me lembro do Geração 90, quando a imagem daquele povo sedento marcou-me de forma tão profunda.Custa acreditar que aquela Igreja ali vislumbrada, tenha se transformado "nisso que vemos ai".
    Ao ler aquilo que o Pastor publicou, vejo que o Senhor partilha da mesma angustia quem eu, esta igreja que vemos não é a igreja Triunfante, aquilo que os canais de TV insistem em mostrar, não tem nada em comum com a gloriosa e poderosa Igreja, que salva, redidme, devolve a sociedade os exclcuidos,éstrutura lares, enfim, restaua completamente o homem.
    Sua inconformidade com a situação, não é somente sua, creia que ainda existe um remanescente, tal qual aqueles que Elias desconhecia, mas que ajudavam a manter viva a palavra do Senhor todo poderoso.
    Como eu no inicio, meu sonho era ser Pastor, mas hoje entendo, o Senhor me preservou pra ser um desses remanescentes.
    A tua luta tb. é a minha.
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Comentar o quê? Concordo em gênero, número e grau. Abraços e a Paz.

    ResponderExcluir
  4. Ezequias C. Junior

    Fico Feliz por conhecer Pastores de Deus, que realmente prega a verdade e se preocupa pelas Vidas!

    Que O Senhor Deus te Abençoe Sempre!
    Peço oração tbm! Pois estou sem comunhão com a igreja, mas Graças a Deus. Estou vencendo a cada dia!

    Fique na Paz!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Rev. Caleb
    Gostaria muito de receber o Curso Prático de Evangelização Pessoal!
    Se o senhor puder me enviar meu email e
    ( acp_lf2009@hotmail.com )

    Obrigada, Deus o abençoe.

    Aparecida C. P. Marques

    ResponderExcluir

Você poderá deixar um comentário.
Ao terminar deixe seu nome completo, seu Blog (se tiver), sua cidade, estado e país.
Os comentários que não preencherem estes requisitos, deletaremos. Grato